Páginas

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crítica: Dramaturgia nota dez

Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil

SÃO PAULO - Quem gosta de uma peça bem escrita, com personagens bem traçados e uma ótima história, não deve perder O Rei dos Urubus. Está em cartaz no Centro Cultural, no porão, Espaço Cênico Ademar Guerra. É tão bom que a gente nem se lembra que os assentos são alternativos. Mesmo assim, o texto de Leonardo Cortez mereceria espaço mais requintado.

Trata-se de crítica aos meios de comunicação e seus telespectadores, ou seja, de nós todos. Tudo feito com extrema sensibilidade, inteligência e humor. Além das qualidades literárias cabe ressaltar o teatro propriamente dito, que apresenta direção impecável de Marcelo Lazzaratto.

Tudo é bom: atores (Daniel Dottori, Gláucia Libertini, Guilherme Jorge, Djair Guilherme e o próprio autor) estão excelentes. O mesmo pode ser dito da cenografia simples, adequada e de muito bom gosto (do ator Djair). Os figurinos masculinos de Daniel Infantini caem lindamente. A trilha de Gabriel Miziara também foi escolhida em harmonia com tudo o mais. A iluminação leva a assinatura de Wagner Freire o que é garantia de qualidade.

Os únicos senões ficam por conta do traje da atriz, muito discutível, afinal só ela está deselegante, e do nome da montagem. Como já disse, trata-se de uma crítica a todos nós, mas eu, particularmente, não me sinto e nem identifico os outros como urubus. Será que Leonardo se referia apenas aos donos de emissoras e jornais?

Não percam, até o momento, me parece o melhor espetáculo do ano.

O Rei dos Urubus
Onde: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – ao lado do metrô Vergueiro)
Quando: Sexta às 21h30, sábado às 21h domingo às 20h
Quanto: R$7,50 a R$15,00
Informações:(11)3277-3611

Nenhum comentário: