Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2008

Lucia Welt Comenta "O rei dos urubus",

Estando em São Paulo, assisti maravilhada e ao mesmo tempo estarrecida a peça de Leo Cortez, " O rei dos urubus", no Centro Cultural São Paulo. O impacto foi enorme. Este autor paulistano vem se notabilizando a cada nova criação sua, como um dramaturgo que expressa através de tragicomédias (como ele mesmo as classifica) a sua visão cáustica, sarcástica, irônica, e até mesmo trágica, da vida interna do universo corporativo das grandes cidades ( poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo), e também da classe média decadente, envolvida no turbilhão de suas ambições frustradas e de seus pecados ocultos logo escancarados de maneira bombástica e escandalosa na mesma medida de sua hipocrisia e repressões. Ao dizer isso me reporto à sua peça anterior, 'Escombros", onde uma família burguesa implode por dentro, minada por seus crimes motivados por uma corrupção íntima que lhe é inerente na medida dos seus valores distorcidos por uma ambição desmedida e uma inveja que lhes corroe o caráter até não ser possivel mais ocultar a sua podridão, que literalmente explode em cena, demolindo as próprias paredes físicas de seu "lar doce lar". No final dessa comédia nada divina não sobra pedra sobre pedra, produzindo a necessária catarse no público, que sai aliviado mas com ainda os últimos reflexos do seu "riso de nervoso". Posso estar me excedendo na subjetividade mas, na ocasião notei, à saida, que o publico tem, se esgueirando para fora, dificuldade de se entreolhar, pois com olhos esquivos denunciava sua identificação íntima com esses mesmos pecados de sua alma burguesa.

Mas voltando a este notável "Rei dos Urubús", devo dizer que me espantei com o conhecimento intuitivo que este artista viceral tem do universo corporativo apodrecido do jornalismo sensacionalista, do tipo "mundo cão" de uma empresa de televisão, onde os jornalistas se entre-combatem e se destroem na corrida pelos melhores índices de audência, pelos quais são literalmente capazes de matar, ou pelo menos de destruir reputações, mas sobretudo de arrastar suas vítimas na lama de um um ridículo ou um patético constrangedor. Os personagens, nesta farsa trágica, adquirem dimensões arquetípicas, e nisso consiste a grandeza do autor, pois alternam posições definidas nesse tabuleiro de um jogo de paixões, histérico, em que a marca da neurose contemporânea da ambição profissional está muito bem expressa. O personagem título, acaba se revelando apenas no final da peça, pois aquele com quem o público identifica o epíteto sardônico ( "rei dos urubus") acaba se revelando uma das vítimas fatais desse embate interno nos bastidores (às vezes frente ao público na meta-linguagem do espetáculo, ou nas vísceras da tv em convulsão como que repleta de gases mefíticos, diante de nós, expectadores perplexos para aquém das cortinas, isto é, das câmeras).

Só me resta recomendar ao publico amante do bom teatro que não perca essa obra-prima contemporânea do nosso teatro, de um autor que vem acumulando merecidos prêmios e o aplauso da crítica a cada nova performance desta "Companhia dos Gansos", uma das raras compainhas estáveis de repertório próprio e autoral que os paulistanos podem desfrutar.

LUCIA WELT

Nenhum comentário: