Páginas

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sobre "O Crápula Redimido"



Em “O Crápula Redimido” o caráter do brasileiro é colocado em cheque, numa tragicomédia que aponta as incoerências das convenções sociais, a selvageria do mundo corporativo e os sacrifícios éticos do homem moderno na busca pela estabilidade. Temos em cena, Getúlio Miranda, o clássico crápula capitalista, que se apóia num tortuoso discurso onde os sete pecados capitais são promovidos a molas propulsoras do desenvolvimento no mundo globalizado. O comportamento amoral de Getúlio promove em torno dele uma teia de explorados, tipos aparentemente frágeis, mas que no decorrer da trama revelam o lado escuro de suas personalidades. Assim, durante a sua saga, o Crápula Redimido percebe que foi passado pra trás por todos aqueles que ele julgava oprimir.

O espetáculo “O Crápula Redimido”, segunda montagem da Cia dos Gansos da Cooperativa Paulista de Teatro estreou em 18 de março de 2003 na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo. Apoiada num texto que se comunica diretamente com a platéia, sem perder o caráter contestador, nas cinco semanas em que permaneceu em cartaz , a peça teve um público de aproximadamente duas mil pessoas, numa excelente média para uma temporada alternativa de meio de semana. No segundo semestre, o espetáculo foi selecionado para os Festivais Nacionais de Teatro de Pindamonhangaba e Florianópolis, acumulando doze indicações e cinco prêmios, dois dos quais destinados ao texto original de Leonardo Cortez. No ano seguinte, o espetáculo cumpriu temporada no Teatro Sérgio Cardoso.


A remontagem de O Crápula Redimido, com elenco reformulado e nova proposta cenográfica, foi destaque do repertório pelo caráter inovador da encenação, que redimensionou a força do texto e o trabalho dos intérpretes. A sonoplastia, executada ao vivo pelo ator, compositor, instrumentista e produtor musical Ricardo Corte Real apoiou-se no rock e no blues para ilustrar a saga do inescrupuloso empresário Getúlio Miranda na sua busca pela redenção.

A estréia da nova montagem aconteceu no dia 18 de setembro de 2009 na Sala Jardel Filho, no Centro Cultural São Paulo e nas três semanas que o espetáculo esteve em cartaz, ele foi assistido por aproximadamente 1500 pessoas.

Em 2010, "O Crápula Redimido foi selecionado para participar do projeto Viagem Teatral do SESI-SP, percorrendo 14 cidades do estado de São Paulo.
O elenco desta nova montagem é formado por Leonardo Cortez, Glaucia Libertini, Danielle di Donato, Kiko Bertholini, Claudia Tordatto e Rinaldo Aranha.

3 comentários:

Rani Gouveia disse...

digo e repito...
A MELHOR PEÇA QUE JA ASSISTÍ EM 13 ANOS...
vcs são muito bons gente!
O crapula redimido é uma peça que realmente vale a pena assistir!
amo vcs...s2

S.Strazzer disse...

Otima Peça! Fico lisonjeado em assisti-la em minha cidade! Meritos a todos!O texto é otimo , a sonoplastia é perfeita e os Atores são Brilhantes!

S.Strazzer disse...

Otima Peça!Fico lisonjeado em receber a Compania dos Gansos em minha cidade.O texto é ótimo, a sonoplastia é perfeita e os atores são brilhantes!