Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Esse final de semana

Esse final de semana a gente esteve em duas cidades: Sertãozinho e Rio Claro. Esse projeto "Viagem Teatral" é uma delícia sobre vários aspectos.  Temos mais tempo de conviver e passamos o dia inteiro falando merda e dando risadas; também conseguimos pensar melhor algumas estratégias para o futuro da Cia, porque dá muito tempo para conversar; a casa está sempre cheia; os funcionários das unidades do SESI têm uma excelente disposição para nos atender; a peça vai ficando cada vez mais azeitada porque a estamos apresentando regularmente.

Sexta-feira nós chegamos em Sertãozinho esperando o pior. O SESI fez um convênio com a prefeitura da cidade e a gente tinha uma apresentação agendada no Teatro Municipal de lá. Confesso com pesar que não tenho tido boas experiências com teatros públicos desde que comecei a fazer teatro em Osasco e por isso, quando temos apresentações nestes lugares eu sempre costumo fazer uma reserva de energia para "brigar" com os funcionários públicos na hora de pedir a eles que façam o seu trabalho.

O Léo me liga na quarta-feira falando que o funcionário do Teatro não estava sabendo da nossa apresentação e que o mapa de luz não tinha chegado até aquela hora. Portanto, era bem possível que a gente nem tivesse divulgação da apresentação. Além disso, a prefeitura havia marcado um evento no teatro para falar do programa de Casa Própria do governo e a coisa só acabaria às 17hs. Tínhamos três horas para montar tudo... Zica!

É uma merda a gente tratar essas coisas como sorte, ou exceção, mas o fato é que os funcionários do teatro foram extremamente profissionais e eficientes. Conseguimos montar nosso cenário enquanto o prefeito fazia o seu discurso e também montamos todas as luzes do palco antes que a cortina se abrisse. Às 17:30hs só faltava subir as barras de cor, montar os refletores da frente do palco e afinar as luzes todas. Excelente!

A cada apresentação vamos ficando mais rápidos nos processos de montagem/desmontagem do cenário, mas o apoio do pessoal do teatro na hora da montagem facilita muitíssimo a nossa vida e a montagem de Sertãozinho foi muito ajudada pelos funcionários do teatro. Valeu caras!

O fato é que no sábado a gente já acordou em Rio Claro e então combinamos uma reunião de produção para depois do café da manhã. Cada um colocou idéias e ficamos com algumas lições de casa para o próximo final de semana. No domingo, lemos a peça nova do Léo, "Rua do Medo" que é duca!

As duas apresentações de Rio Claro foram lotadas! No domingo tivemos quase 100 pessoas a mais na casa (que tem por volta de 200 lugares).

2 comentários:

LizianeRafaela disse...

Eu adoraria que tivesse apresetação no RS!!!
É a peça teatral que eu mais desejo que venha pra cá.
O dia que tiver por aqui estarei na primeira fila com certeza.

Sucesso pra vocês!!

Thyta disse...

Silvana: Fui esse fim de semana assistir a peça e achei extremamente inteligente a abordagem da luta pela audiência acima de tudo, mas com todo bom humor. Os atores e o autor estão de parabéns.