Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Rua do Medo


Cia dos Gansos, Centro Cultural São Paulo,
Leonardo Cortez e Rafael Cortez apresentam:

RUA DO MEDO
de Leonardo Cortez
direção de Marcelo Lazzaratto

Uma reunião de condomínio desencadeia comportamentos bestiais nos moradores apavorados diante de uma onda de assaltos.

Com:
Glaucia Libertini
Djair Guilherme
Danielle Di Donato
Leonardo Cortez
Mariana Loureiro
Kiko Bertholini
Daniel Dottori

De 11 de novembro
a 19 de dezembro

Quintas, Sextas e Sábados às 21hs
Domingos às 20hs

Centro Cultural São Paulo - Sala Paulo Emílio
Rua Vergueiro, 1000 - Próximo ao Metrô Vergueiro
Fone: (11) 3397 4002

Ingressos: R$ 20,00
(Bilheteria aberta com duas horas de antecedência)

Possui estacionamento conveniado
Produzido por Rafael Cortez (CQC), irmão de Leonardo, o mais novo espetáculo da Cia dos Gansos, “Rua do Medo” retrata com humor e acidez a paranóia de uma classe média oprimida diante do crescimento galopante da violência urbana, cercada por muros, grades e câmeras. A mesma classe média, que recorre à empresas de segurança privada para preservar seu patrimônio, alimentando a indústria do medo que prospera cada vez mais, gerando rentáveis negócios aos profissionais que oferecem proteção.

O cenário é a casa de Dona Rúbia (Glaucia Libertini), anfitriã de uma reunião restrita de moradores que ainda não se mudaram de uma rua constantemente visitada por assaltantes. A presença da figura do Capitão Tobias (Leonardo Cortez), responsável pela empresa de segurança privada que instalou alarmes, câmeras e portões elétricos nas casas da rua, deflagra um processo incontrolável de revolta entre os participantes da reunião. A raiva de Odila (Mariana Loureiro), uma senhora amarga e aflita depois do recente assalto à sua propriedade, o ressentimento revelado de um certo Assessor de Deputado (Kiko Bertholini), a presença de um delegado de polícia alcoolatra e corruptível (Daniel Dottori) e o destempero de Adonis (Djair Guilherme), filho recém-divorciado de Rúbia, fazem do encontro uma sucessão de situações-limites, que revelarão o caráter deturpado de cada um dos personagens.

A crítica social se fortalece na exposição desses tipos que amparados no desejo de zelar pela própria segurança, justificam atos ignóbeis e irracionais. Um microcosmo social é revelado com as presenças da empregada doméstica Jerusa (Danielle Di Donato) e de seu namorado, acusados de cúmplices no assalto à casa de Dona Odila. A reunião desses personagens na busca de soluções para a problemática da violência que invade a Rua do Medo deflagra embates que revelam um pouporri de mesquinharias, egoísmos, mediocridades e preconceitos, tudo isso em meio à um processo de incomunicabilidade onde, efetivamente, ninguém percebe ninguém. Personagens solitários, em busca do amparo do outro, sem no entanto estarem disponíveis para amparar ninguém.

Para a criação do espetáculo Rua do Medo, a Cia dos Gansos retoma a parceria com o encenador e pesquisador Marcelo Lazzaratto, responsável pela direção da peça mais recente da Cia, O Rei dos Urubus (2008). A trilha sonora original é assinada pelo músico, ator e humorista Ricardo Corte Real. Simplicidade estética, valorização do texto e do jogo franco e aberto entre os atores, além da grande ênfase no trabalho de interpretação são marcas do trabalho da Cia dos Gansos ao longo dos seus dez anos de existência e isso tudo continuará como característica da encenação de Rua do Medo.

Dessa forma, a Cia do Gansos segue na sua pesquisa pela busca de um teatro calcado numa dramaturgia original, nacional e que oferece amparo para um aprofundado trabalho de interpretação, buscando oferecer ao público um espetáculo direto, franco, essencialmente popular e ao mesmo tempo comprometido com a reflexão e discussão da realidade social brasileira.

FICHA TÉCNICA:

TEXTO ORIGINAL: Leonardo Cortez
DIREÇÃO : Marcelo Lazzaratto
TRILHA SONORA ORIGINAL: Ricardo Corte Real
CENÁRIO E ADEREÇOS: Djair Guilherme
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Berta Heller
ASSESSORIA DE IMPRENSA: Flavia Fusco

Um comentário:

Rani Gouveia disse...

Essa com certezaaaaaa eu quero muito assistir!

Espero que vcs venham pra Rio Claro com essa peça também...

Um abraço pra todos...