Páginas

domingo, 26 de outubro de 2008

Gansos no XXXII FESTE

Recebemos duas indicações neste Festival. A primeira foi a de melhor ator coadjuvante, para Djair Guilherme e a segunda a de melhor ator, para Leonardo Cortez. A cerimônia de premiação aconteceu ontem à noite, na Cotepi em Pindamonhangaba.

Abaixo a relação dos vencedores na Categoria Adulto:

 

Especial – Melhor Elenco (As Noivas de Nelson) e Melhor Adaptação (La Careta Que Cae)

Pesquisa – Migrantes

Maquiagem – Edvaldo Vanote (As Noivas de Nelson)

Sonoplastia – Paulo Timbé (Travessia)

Figurino – Juliana Fernandes (As Noivas de Nelson)

Iluminação – Hélio Muniz (Migrantes)

Cenário – "Migrantes"

Atriz Coadjuvante – Andrea Rocha (Migrantes)

Ator Coadjuvante – Duda Macedo (A Folia do Homem Diabo)

Atriz – Cida Mendes (Concessa Pendura e Cai)

Ator – Paulo Willis (Travessia)

Direção – Marco Braz (As Noivas de Nelson)

Espetáculo – 1º Lugar – As Noivas de Nelson / 2º lugar - Migrantes

sábado, 25 de outubro de 2008

32º Feste de Pinda: Análise da peça “O Rei dos Urubus”, por Ademir Pereira

Penúltimo espetáculo apresentado, O REI DOS URUBUS, da Cia dos Gansos – São Paulo, trouxe a público a estória de funcionários de uma rede de televisão, cuja programação estava em baixa e que tenta se levantar a qualquer custo, expondo assim, a canalhice das pessoas envolvidas. O texto tem uma agilidade, um diálogo bem construído, de fácil entendimento. O elenco, de bons atores, propícia essa visão.

Optam por mostrar, já na primeira cena, que trata-se de personagens  de caráter  duvidoso. Expõem figuras nada confiáveis. Fica, praticamente estabelecido, desde o começo, que são pessoas capazes de qualquer atitude para alcançarem seus objetivos particulares. Aí, talvez, esteja o grande problema. Não há surpresas nas atitudes nojentas que surgem no decorrer da peça, afinal, já deixaram transparecer que são pessoas desse nível.

 E a platéia, uma vez ciente, direciona sua atenção, então, para "como se dará a sacanagem". Desaparecido o efeito surpresa, há um distanciamento da platéia, que de longe acompanha, com certo humor, os métodos sórdidos de ridicularização humana. Assim, o espetáculo não arrebata exatamente. Chega no entendimento e pára por aí.

A cenografia proposta, um ringue, fica difícil de ler. O fundo de palco (as cores de tela de TV) funcionam regularmente. A iluminação, sem muito desenho, não chega a atrapalhar. O ponto alto da peça é mesmo o texto e o belo trabalho dos atores.

Ademir Pereira é ator e diretor de Teatro e pelo segundo ano consecutivo escreve às análises das peças apresentadas na categoria Adulto no Feste (Festival de Teatro de Pindamonhangaba) para o Portal Agora Vale.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Bastidores de Pinda

Montagem difícil pra caramba! O espaço de apresentações melhorou muito desde a última vez que eu fui, mas mesmo assim, é uma gambiarra só. Problemas elétricos deixam a mesa de luz e o equipamento de som completamente loucos. O som é operado através de um aparelho de DVD com uma mini televisão conectada para que o operador veja a faixa que vai tocar. A mesa de luz não tem muita sutileza nos fades (por culpa da má instalação elétrica, sem aterramento e com falta de padronização do Neutro).

Bacana é que dessa vez a gente arranjou um operador de luz à altura do André, que faz o som. A gente não teve que ficar explicando o que tinha que fazer. O cara foi lá e resolveu a coisa, dentro dos recursos disponíveis.

O cenário se ressentiu muito da escassez de material de iluminação e da ausência do piso preto. Deixamos o nosso em Sampa, porque contávamos com o piso do Festival e quando chegamos em Pinda, descobrimos que o piso havia sido roubado.

No entanto, nós atores estávamos num puta gás para fazer a peça e mandamos bala! A Glau gravidíssima e segurando a onda. E os caras todos mandando pau.

Isso levou a peça ao lugar dela. E as outras coisas, poderiam ter ajudado, mas se não aconteceu, a gente segura na interpretação (como diz o Gui, hahaha).

No mais, uma experiência muito bacana e com um retorno muito legal dos jurados (Paco Abreu, Cidinha Milan e Toninho do Valle). Logo eu posto aqui os comentários dos jurados.